EMGEPRON inaugura escritório em Itajaí-SC e realiza visita ao Estaleiro Oceana

O DGMM, Almirante de Esquadra Cunha, e o Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM)Edésio, durante o descerramento da placa de inauguração do escritório da EMGEPRON em Itajaí-SC

No dia 14 de agosto foi inaugurado no município de Itajaí, em Santa Catarina, o escritório da EMGEPRON que realizará o acompanhamento e a fiscalização da execução das ações do Programa Fragatas “Classe Tamandaré” (PFCT). Situada estrategicamente próximo à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis e ao Estaleiro Oceana, essa nova aquisição proverá apoio à Marinha do Brasil, assim como impulsionará parcerias locais, como é o caso da prefeitura do município e a sua empresa Itajaí Participações, criando oportunidades para fortalecer um Cluster Naval nesta região.

Durante o evento, estiveram presentes o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Cunha; o Prefeito de Itajaí, Dr. Volnei Morastoni; o Almirante de Esquadra (RM1) Kuster; o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio; o Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante Henrique Baptista; e o  CEO da Sociedade de Propósito Específico (SPE) Águas Azuis, Sr. Fernando Queiroz. Além disso, também compareceram o Coordenador Geral de Programas Estratégicos na EMGEPRON; o Coordenador de Integração do Programa Fragatas “Classe Tamandaré” na DGMM; o Assessor do Superintendente de Gestão do Ciclo de Vida da DGePM e o Diretor Presidente da Itajaí Participações.

Em seu discurso, o Diretor-Geral do Material da Marinha (DGMM), Almirante de Esquadra Cunha, frisou que o escritório da EMGEPRON, em Itajaí-SC, representa mais um passo adiante no Programa Fragatas “Classe Tamandaré”, permitindo assim, fiscalização e acompanhamento efetivo de processos junto ao Estaleiro Oceana e aos parceiros da Sociedade de Propósito Específico “Águas Azuis”. Além disso, enfatizou a contribuição do PFCT para o fomento à indústria de defesa do país. “ O PFCT se reveste em particular importância no cenário nacional em razão da sua relevância para geração de empregos, para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, além da oportunidade de incorporar melhores práticas internacionais associadas a Gestão do Conhecimento, da Transferência de Tecnologia, do Apoio Logístico Integrado e da Gestão do Ciclo de Vida”, finaliza.

Para o Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio, o propósito dessa iniciativa não consiste apenas em fiscalizar e acompanhar a construção dos navios, mas trazer uma proposta de desenvolvimento não só para cidade de Itajaí, mas para a economia do Estado e do País como um todo.  “Trabalhamos arduamente e tivemos todo o apoio da Prefeitura, e hoje temos um fato concreto, o Projeto praticamente em fase de execução, e a partir daí os investimentos começam a fluir e, efetivamente, dar resultados”, conclui.

Após a inauguração, o Almirante de Esquadra Cunha acompanhado das demais autoridades, visitou as instalações do Estaleiro Oceana. Um dos mais modernos estaleiros do Brasil, o Oceana atuará como estaleiro construtor da SPE “Águas Azuis”, após vencer a concorrência para o PFCT da Marinha do Brasil. “O Estaleiro Oceana é uma referência em construção naval. Com mais de 20 anos de tradição, foi criado para a produção de navios de alta qualidade e tecnologia e é ideal para projetos de grande dimensão como o PFCT.”, afirmou o Diretor-Geral de Material da Marinha, Almirante de Esquadra Cunha.

Autoridades Navais visitam as instalações do Estaleiro Oceana em Itajaí-SC
EMGEPRON inaugura escritório em Itajaí-SC e realiza visita ao Estaleiro Oceana