Projetos

Principais Projetos em Andamento:

Desenvolvimento e implantação do Distrito Regional de Inovação de Itajaí;

O Distrito de Inovação de Itajaí é um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para toda a região, com o propósito de gerar empregos de qualidade e renda regional. O Distrito de Inovação Regional é um espaço planejado, no bairro Itaipava em Itajaí, contendo três zonas principais: uma zona de inovação, uma zona de transação para prototipagem e pequenas empresas e uma terceira zona para a produção em grande escala. Serão criados 22.000 empregos dentro do Distrito, e outros 54.000 empregos no raio de 60 km, perfazendo um total de 76.000 novos empregos na região. A estratégia definida é aplicar a tecnologia e a inovação em processos de produção de grande escala.

Precisamos preparar a região para os próximos 20 anos, quando a população estimada irá dobrar (de 650 mil para 1.400.000 habitantes); segundo as previsões da Surbana Jurong, de Cingapura. É preciso criar empregos para acomodar esse contingente de jovens que ingressarão no mercado de trabalho. Se esses empregos forem criados nos setores de alto valor agregado, há um impacto muito positivo no nível de salários e renda em toda a região. Isso é o que se chama de desenvolvimento econômico, uma melhora substancial na qualidade de vida das pessoas.

O projeto conceitual foi financiado pelo governo do estado de Santa Catarina (8 milhões de reais) e outros R$ 800 mil foram financiados pelos municípios da AMFRI. Nesse momento, estamos equacionando o financiamento do Projeto Executivo para iniciar as obras de infraestrutura. Os recursos necessários devem ser captados nos bancos de investimento e no setor privado

A primeira etapa das obras tem um prazo previsto de construção de 5 anos, a começar em 2019. A segunda etapa do projeto tem um prazo estimado de 15 anos. Dentro desse cronograma, projeto estaria concluído em 2035, preparando as condições necessárias até 2040. O valor previsto para a construção de todo o Distrito é de 1,7 bilhão de reais e deverá vir da iniciativa privada.

É importante ressaltar que o Distrito de Inovação de Itajaí contará com uma área residencial capaz de abrigar mais de 2.500 habitantes, além de uma zona comercial para atender as necessidades do seu público. O Distrito permanecerá aberto ao público durante as 24 horas do dia, todos os dias da semana, sendo um espaço de convivência, trabalho e lazer. A área utilizada para o processamento é de 64 hectares (26% da área total), sendo toda a área restante preservada para preservar o equilíbrio ambiental.

 

Implantação e gestão do Centro de Inovação Regional de Itajaí;

O Centro de Inovação de Itajaí é parte integrante do Programa Nova Economia Catarinense, que abrigará outros 12 centros de inovação por todo o estado de Santa Catarina. O Centro de Inovação é um espaço destinado à convivência e troca de ideias entre empreendedores, empresas aceleradoras, as universidades e o setor público. A ideia principal, é criar um espaço para que o ecossistema da inovação possa funcionar na sua plenitude; onde as idéias possam surgir livremente, as iniciativas possam ser incentivadas e transformadas em negócios reais.

O edifício do Centro de Inovação de Itajaí foi totalmente financiado pelo governo do estado de Santa Catarina, foram investidos quase 10 milhões de reais na sua construção. Por outro lado, o governo federal investiu outros 4,4 milhões de reais para a ocupação e gestão inicial do projeto. Os recursos vieram do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação. A prefeitura de Itajaí aportou o terreno onde está situada a obra, sendo a proprietária do edifício.

O Centro de Inovação de Itajaí está em fase final de construção. Hoje, estamos concluindo as obras da 1° etapa e em processo de licitação para a 2° etapa (acabamentos e infraestrutura de tecnologia). A inauguração está prevista para dezembro de 2018. Vários acordos de Cooperação já foram assinados, para a imediata ocupação do edifício e o início das operações, devidamente mobiliado e em pleno funcionamento.

Estarão presentes entidades acadêmicas, como a UFSC e a UNIVALI, bem como entidades privadas como SEBRAE, ACATE.

 

O Distrito de Inovação de Itajaí – DIRI – O FUTURO COMEÇA AQUI!

Pensando nas próxima décadas, a AMFRI e a Itajaí Participações apresentam o Distrito de Inovação de Itajaí. Um importante complexo que reunirá e integrará harmonicamente inovação, produção, convívio, moradia e sustentabilidade, cuja concepção contou com a de uma renomada equipe multidisciplinar formada por planejadores, urbanos, designers urbanos, economistas, engenheiros de infraestrutura e especialistas em transporte. O resultado deste projeto podem ser observados no vídeo conceitual a seguir e no link abaixo, onde disponibilizamos acesso ao estudo completo.

Estudo Surbana Jurong

https://www.youtube.com/watch?v=_kB5nuxGaOM

 

GUIA DO INVESTIDOR

O crescimento das empresas, gerador de novos empregos e de riqueza, além do próprio futuro do Brasil dependem da decisão de investimento. Cientes da necessidade de atrair novas empresas para a nossa cidade, criamos o Guia do Investidor – uma ferramenta simples e prática. No Guia do Investidor, vamos apresentar as principais características de Itajaí, sua vocação econômica, os benefícios fiscais que oferece aos investidores, além de um guia prático de procedimentos que orientarão o investidor a se estabelecer em nossa cidade.

O objetivo deste guia é proporcionar um caminho rápido e seguro ao investidor, reduzindo custos desnecessários e direcionando-o para os órgãos adequados para a obtenção de suas licenças operacionais.
Mais que isso, no Guia do Investidor, você descobrirá como encontrar profissionais habilitados para ajudá-lo nestes procedimentos, tais como, escritórios de contabilidade, sindicatos, advogados e despachantes aduaneiros.

O Guia do Investidor é um convite para que o investidor venha conhecer a nossa cidade e tudo que ela proporciona para um bom investimento. Itajaí conta com um povo acolhedor, empreendedor, trabalhadores dedicados e bem preparados para suas tarefas, além de um governo municipal ciente da importância de facilitar a vida dos investidores e de sua população.

Através do Guia do Investidor, você compreenderá porquê Itajaí é a melhor opção de investimento no Brasil!

GUIA DO INVESTIDOR (Português)